top of page

SOBRE

VEM AÍ O TERRA BRASIL 2018 !

 

Entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro de 2018 acontecerá o VII Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil - Terra Brasil 2018 - com o tema “Território e Trabalho: a produção da arquitetura com terra no Brasil”.

Ao trabalhar o tema Território e Trabalho: a produção da arquitetura com terra no Brasil, pretende-se trazer luz a algumas questões de vital importância. O cenário atual é de forte crise econômica, social e política, e é justamente em momentos críticos como este que se deve, analisando conjunturas, propor novas formas de operar para transformar nossa realidade. No que tange a Arquitetura de Terra é de fundamental importância que se reflita sobre a produção dos espaços (tanto nas cidades como no campo) para que a inserção das técnicas estejam em consonância com as demandas do meio. Discutir território e trabalho na produção da arquitetura com terra significa:

 

  1. Intensificar a reflexão sobre geografia, antropologia, economia e política como bases para se desenvolver tecnologia.

  2. Abrir campos de trabalho que considerem como pesquisa o lugar e a sociedade, como disparadores da reflexão sobre novos modos de construir, habitar e se relacionar.

  3. Aprofundar as compreensões a cerca do mundo do trabalho dentro da produção das arquiteturas de terra.

  4. Fomentar as reflexões a respeito das técnicas e tecnologias, como interfaces entre o mundo rural e urbano, entre as tradições e a contemporaneidade.

  5. Ampliar a territorialidade e as fronteiras de atuação,  focando na busca de soluções para desafios  sociais, culturais e financeiros já conhecidos, além da produção, do trabalho e do consumo da arquitetura e construção com terra.

  6. Envolver a sociedade, o poder público, os produtores e possíveis consumidores de arquitetura de terra no Brasil  no debate sobre novos territórios, além dos limites fronteiriços hoje conhecidos, para os trabalhos da construção e arquitetura de terra.

 

Este evento, organizado pela Rede TerraBrasil de Arquitetura e Construção com Terra, acontecerá na cidade do Rio de Janeiro - RJ, com o apoio da Universidade Santa Úrsula, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Para possibilitar a análise das conjunturas atuais e propor novas formas de operar e transformar a arquitetura e construção com terra, esta edição acontecerá mediante dinâmicas interativas. Assim, cada dia terá um tema específico, a saber: território e trabalho; matéria e  material; técnica, tecnologia e arquitetura; futuro da arquitetura e da construção com terra no Brasil. Tais dinâmicas se desenvolverão por meio de palestras, mesas redondas e grupos de trabalho. A intenção é de suscitar debates e propiciar propostas concretas entre os participantes, profissionais, pesquisadores, interessados, atores políticos, membros de comunidades, entre outros.

Oficinas de práticas construtivas acontecerão ao longo do evento, possibilitando uma experimentação com uma duração maior, e permitindo um intercâmbio entre práticas e debates, experimentações e propostas, reflexões e materializações.

 

OFICINAS DE PRÁTICAS CONSTRUTIVAS

Ao longo do evento serão realizadas diversas oficinas práticas relacionadas às técnicas construtivas com terra mais correntes no Brasil. Dentre elas teremos: 

- Ensaios de labóratorio; 

- Teste Carazas / Testes de terreno;

​- Adobe;

- Técnicas mistas;

- Taipa de pilão;

- Bloco de terra comprimida (BTC);

- Terra ensacada;

- Revestimentos de terra;

- Tintas de terra.

EXPOSIÇÕES

Será realizada a exposição de trabalhos no formato de pôster, intitulados Projetos & Obras (P&O), com a apresentação de: projetos, obras, casos de estudos, resultados de investigações ou outras atividades relacionadas à produção de arquitetura e construção com terra. As apresentações deverão conter informações basicamente visuais (croquis, desenhos técnicos, fotografias, etc.) e descritivas (contexto, materiais construtivos, técnicas utilizadas, etc.).

MESAS REDONDAS E GRUPOS DE TRABALHO

Serão compostas diferentes Mesas Redondas que contarão com profissionais, pesquisadores, atores políticos, membros de comunidades, entre outros, que estarão suscitando debates em torno de diferentes temáticas. Articulados a estas mesas redondas serão montados Grupos de Trabalhos com o intuito de ampliar a discussão e aprofundar os diálogos sobre os temas propostos, a saber:

- Território e trabalho;

- Matéria e material;

- Técnica, tecnologia e arquitetura;

- Futuro da arquitetura e da construção com terra no Brasil.

PALESTRAS

Diversos profissionais e pesquisadores da construção com terra, do Brasil e do exterior, estarão presentes com o intuito de expor experiências, reflexões e perspectivas com relação à produção da arquitetura e construção com terra.

bottom of page